sexta-feira, setembro 18, 2009

Liga Europa

Ontem houve noite Europeia na Luz! Foi o primeiro jogo do Benfica na fase de grupos da Liga Europa 2009-2010.O jogo começou às 20h05m contra a equipa bielorrussa BATE Borisov. Terminou com a vitória do Glorioso por 2-0.

Os golos foram marcados na primeira parte, primeiro pelo nosso capitão que ontem foi titular, Nuno Gomes, um lindo golo! Este golo para mim foi muito especial, muito importante, porque, como fã do meu Nuninho, estava a torcer para que ele fizesse uma grande exibição e marcasse um golo! Felizmente isso aconteceu, assim Nuno Gomes pode mostrar a Jorge Jesus que pode contar com ele. Aliás, na conferência de imprensa o treinador do Benfica abordou essa questão e referiu que o capitão é um grande jogador, que sabe “pisar o relvado”, e que conta com ele para determinados jogos pois tem muita experiência.
Nuno Gomes marcou o primeiro golo e esteve na assistência para o segundo, este foi marcado por Cardozo.O Benfica apresentou algumas novidades no onze inicial relativamente ao último jogo. O guarda-redes foi Júlio César (eu continuo a pensar que essa oportunidade devia ter sido dada a Moreira), Maxi Pereira voltou a ser titular depois da paragem pela lesão que teve, Filipe Menezes teve a primeira oportunidade e logo como titular (na minha opinião havia outros jogadores que mereciam mais a titularidade) e Nuno Gomes teve uma oportunidade de jogar mais do que ultimamente.

A primeira parte foi bem jogada, houve oportunidades de ambas as partes, no entanto o Benfica foi superior e chegou ao intervalo com a vantagem de 2-0. Na segunda parte era de esperar que o Benfica aumentasse a vantagem mas tal não aconteceu. Ao contrário do que aconteceu nos últimos jogos o Benfica não consegui manter o ritmo e aumentar a vantagem. Até continuaram a atacar mas as oportunidades foram menos.

Na segunda parte foi a vez de entrar na equipa Fábio Coentrão para o lugar de Filipe Menezes, quanto a mim penso que quem devia ter sido titular era o Fábio, pois tem dado provas em cada jogo que participa, é difícil devido à concorrência ser titular mas tem estado muito bem. Tem sido por ele que o Benfica ganha novo fôlego nas segundas partes. Ontem não foi esse o caso, Coentrão não entrou tão bem com de costume e isso condicionou o ataque do Benfica. Depois entrou Saviola para o lugar de Nuno Gomes, não concordei porque acho que o primeiro poderia ser poupado e o que saiu precisa de minutos de jogo para poder lutar de igual para igual com os colegas de equipa. A última substituição fez entrar Rúben Amorim para o lugar de Di Maria. Aqui tudo bem, se bem que o Di Maria tem feito muitos jogos e talvez pudesse ter sido um pouco mais poupado. Outro jogador que devia ter a oportunidade de descansar era Javi Gracia, tem feito os jogos todos e com grande intensidade. O jogo estava controlado e jogadores que têm menos oportunidades até podiam dar outra dinâmica à partida!

A vitória foi justa, mas podia ter sido melhor, pois no jogo entre os outros adversários do nosso grupo, o Everton venceu o AEK de Atenas por 4-0. No final os golos podem fazer a diferença. Mas o Benfica está no bom caminho, já venceu o primeiro jogo, está em segundo no grupo I. No final das contas esperamos estar em primeiro, temos capacidade para isso, os benfiquistas assim acreditam!

O próximo jogo vai ser para o campeonato e é já no Domingo contra a União de Leiria. Mais um jogo que certamente vai contar com o apoio de muitos benfiquistas. Entusiasmo não nos falta! Força Benfica!!!!

Sem comentários: