sexta-feira, abril 16, 2010

Novo trunfo: Carlos Xistra

Carlos Miguel Taborda Xistra de seu nome. Depois de fracassada uma carreira como futebolista no Sporting Clube da Covilhã, este Sr. dedicou-se à arbitragem. E cedo mostrou ser um indivíduo inteligente, pois soube bem a quem se agarrar para singrar na carreira em pouco tempo.

Assumido como Sportinguista desde pequenino, como a maioria dos habitantes da Covilhã, sempre teve um ódio especial pelo Benfica tal como os adeptos do Sporting que habitam nessa cidade. Em primeiro lugar gostam do Sporting e em segundo gostam do clube que joga contra o Benfica. Carlos Xistra não é excepção e tem orgulho em dizê-lo pelas ruas da cidade neve que se puder prejudicar o Benfica não pensa duas vezes e eu ouvi-o da boca de alguns habitantes.

Em conversa com amigos sobre futebol, tínhamos dito aqui há uns tempos que o sistema ainda tinha um trunfo para usar, esse trunfo era este Sr. da arbitragem e não me surpreendi minimamente quando o vi nomeado para arbitrar o Benfica na deslocação à Académica, afinal é dos poucos campos onde os antis ainda têm uma restea de esperança que o Benfica possa perder pontos e então nada melhor que nomear um trunfo que hà muito estava reservado para o que restasse deste campeonato.

Carlos Xistra tem arbitrado poucos jogos do glorioso nos últimos tempos, esta época apitou o Benfica 1 - Belenense 0 para o campeonato e o Guimarães 1 - Benfica 1 para a fase de grupos da Taça da Liga. Na época passada apitou o Guimarães 1 - Benfica 2 e Rio Ave 1 - Benfica 1 para o campeonato. Mas um dado salta à vista, depois de um jogo que não me sai da memória, Benfica 3 - Estrela da Amadora 1 na época de 2006/2007 em que este Sr. num jogo em que o Benfica ganhou sem dificuldades, sem grandes faltas, este Sr. fartou-se de admoestar os jogadores do Benfica com 7 cartões amarelos e um vermelho, imagine-se ao Fabrizio Miccoli, melhor avançado do Benfica na altura depois de sofrer uma falta. Esta expulsão não foi por acaso, pois na semana seguinte o Benfica deslocar-se-ia ao estádio do Dragão para defrontar o Porto em igualdade pontual. Após este jogo este Sr. esteve uma época inteira sem apitar o glorioso, talvez as pessoas se esquecessem deste jogo, mas eu não consigo.
Este Sr. para além de dificultar a vida ao Benfica sempre que pode tem sabido apitar com mestria jogos do clube agora acusado por corrupção desportiva. E com isto tem subido na nossa arbitragem chegando mesmo a árbitro internacional. Soube escolher os amigos.

Sinceramente espero que este Sr. no Domingo cumpra o seu papel, que é de ser isento, pois estamos atentos ao que ele irá fazer. Que aproveite a oportunidade de ver de perto jogar uma equipa que joga muito futebol e que no final não tenhamos de o considerar o homem do jogo no meio de tantas estrelas.

Carrega Benfica à conquista de Coimbra!

1 comentário:

Manuel Oliveira disse...

Também abomino este fdp! Basta ler o meu post "Estamos Xistrados".
Abraço.