quarta-feira, junho 30, 2010

Mundial 2010 - 19ºDia

Dia 29
Oitavos-de-final

Paraguai 0 - Japão 0 (5-3 após grandes penalidades)
Foi um jogo muito equilibrado que só foi decidido após 120 minutos mais oito grandes penalidades. O Paraguai fez história nesta terça-feira e ultrapassou o Japão conseguindo desde já um lugar nos 8 finalistas deste Mundial.
Depois de 120 minutos de jogo, sem um golo marcado por qualquer equipa e com poucos momentos para o fazerem, foi necessário recorrer às grandes penalidades. Na marcação dos penalies apenas o japonês Konamo falhou. O paraguaio chamado a converter o penalty decisivo foi Óscar Cardozo, que garantiu com o seu pé esquerdo o apuramento do Paraguai para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo 2010.
Crónica do jogo

Portugal 0 - Espanha 1
A Selecção portuguesa foi ontem à noite afastada do Campeonato do Mundo de futebol, ao perder (0-1) com a Espanha.
A Espanha entrou muito forte mas Portugal conseguiu aguentar a pressão inicial, graças a grandes defesas de Eduardo depois de os espanhóis entrarem como queriam pelo lado direito da defesa portuguesa. A partir daí Portugal conseguiu também criar oportunidades de perigo mas sem finalizar da melhor maneira. Ficou tudo adiado para a segunda parte. Aí foi Portugal a ter a primeira oportunidade, depois de um ataque de Hugo Almeida, Puyol quase fazia um auto-golo. De seguida a Espanha voltou a pressionar e aos 63 minutos David Villa marcou o golo que deu a vitória a Espanha. Mais uma vez Villa aproveitou o espaço no lado direito da defesa portuguesa, marcou na recarga a um primeiro remate defendido por Eduardo. Este fez o que pode, evitou o que conseguiu , a mais não era obrigado. Eduardo sofreu um golo no Mundial e Portugal foi eliminado. Confesso que me surpreendeu muito pela positiva e não merecia este desfecho. Depois do golo, quando Portugal devia assumir o jogo para tentar dar a volta ao resultado nem sequer pressionavam o adversário que foi dominando a posse de bola. Ao ver tal inércia portuguesa, houve um homem que decidiu não baixar os braços e puxar pela equipa. Fábio Coentrão esteve muito bem durante o jogo, mas na parte final, quando foi preciso acreditar, ele respondeu da melhor maneira. Foi para o ataque tentar ajudar a equipa a marcar. Mas poucas ou nenhumas oportunidades surgiram. O jogo terminou com a vitória de Espanha, que segue agora para os quartos-de-final.
Crónica do jogo

A Espanha irá defrontar o Paraguai nos quartos-de-final.


No fim do jogo houve duas imagens de jogadores portugueses que transmitiram na perfeição o que se passou dentro de campo e a diferença de sentimentos entre eles. Eduardo chorava de desilusão, depois de tudo o que fez ter sido insuficiente para manter Portugal em competição. Cristiano Ronaldo limitou-se a acenar com a cabeça e a cuspir para o chão quando uma câmara se aproximou dele. Na hora de falar do jogo, o capitão da selecção portuguesa mostrou mais uma vez que esse título jamais pode ser dele. Quando aos coisas correm bem, ou pelo menos vão correndo menos mal, é fácil falar. É ketchup, é animação é que quiserem. Quando as coisas correm mal, é preciso assumir a realidade, nem que seja apenas para dizer que não quer falar devido à circunstância em que se encontra. Tudo menos aquilo que ele fez. Ficou-lhe mal. Se se quis assumir como capitão, tinha que ter atitude para tal. A desilusão dos outros jogadores não devia ser inferior à dele e ninguém reagiu como ele. Não estou com isto a dizer que ele não tenha razões para estar assim. Mas os grandes jogadores não o são só dentro de campo. Eu nunca fui admiradora do Ronaldo, reconheço o seu valor, que sei que tem, mas na selecção nunca correspondeu às expectativas. Pode ser o grande jogador que foi no Manchester United e é no Real Madrid, mas sempre desiludiu na selecção. Não aprecio a sua atitude por Portugal, onde se tenta sempre exibir e acaba por fracassar, não só o seu jogo, mas muito o jogo da equipa. Mas ontem não foi só ele o jogador a não estar bem. E não os culpo a eles. Para mim quem nunca esteve bem desde o início da qualificação para o Mundial, foi o seleccionador Carlos Queiroz.

Depois de ver o jogo de ontem acho que também podiam ter ido mais longe. Não foi a grande superioridade espanhola que eliminou Portugal, mas sim o medo de atacar como sempre. Eu acho que Queiroz até não achou nada mau só perder por um. As suas decisões levaram a isso mesmo. Se ele tivesse outras opções para o jogo de ontem, talvez o jogo tivesse sido outro. Não sei se não o perderíamos na mesma, mas pelo menos tentávamos algo mais. Ficou provado que a sua teoria não funcionou.
Muito sinceramente, depois de chegarem ao Mundial, eu pensei que nem a fase de grupos passavam. Mas queria que me surpreendessem, que me calassem. E a verdade é que passaram. Mas continuavam sem me surpreender. Achava muito difícil passar a Espanha, não por achar que a nossa selecção era inferior, mas porque Carlos Queiroz tinha sempre medo de arriscar. Mas torcia para que ganhassem, porque sabia que com outra atitude podiam conseguir. Era um jogo de "mata-mata". Era preciso correr riscos que o seleccionador, nem neste jogo, quis correr. E o que eu temia aconteceu.

Terminou mais um Campeonato do Mundo para Portugal. Marcaram 7 golos (todos contra a Coreia), sofreram 1 (o que nos eliminou) e em 4 jogos venceram apenas 1. De todos os jogadores quero salientar o que me surpreendeu pela positiva, Eduardo. O que para mim foi melhor e estava a ser a grande revelação, pelo menos na sua posição, foi o benfiquista Fábio Coentrão.
Os jogadores vão de férias e depois regressam aos seu clubes. Quanto a Carlos Queiroz não sei qual será o seu futuro. Na minha opinião acho que não deve continuar como seleccionador português.

Sem comentários: