terça-feira, agosto 24, 2010

Há penalties e... penalties

1. Quase a terminar o Naval-FC Porto (0-1), o árbitro assinalou o penálti que daria a vitória à equipa forasteira. Decisão controversa, que mereceu da crítica o habitual “benefício da dúvida”. Quase a terminar o Benfica-Académica (1-2), e antes do golo que se tornaria decisivo, o árbitro não assinalou uma grande penalidade a favor do Benfica que pareceu não deixar dúvidas. Se as decisões dos árbitros tivessem sido diferentes, ter-se-ia falado numa grande reviravolta do resultado na Luz e não nas ausências de Di María e Ramires. No ano passado, sem eles (e sem Coentrão...), o Benfica deu um “banho de bola” ao FC Porto.
Claro que não vale a pena justificar as derrotas com erros de arbitragem ou com azar (que o houve também e em larga escala). O Benfica nem jogou mal, lutou, pressionou, criou ocasiões de golo mais do que suficientes para ganhar, mas... perdeu. Perdemos um ponto relativamente ao início do campeonato passado. Mas continuo optimista... com ou sem novos reforços.

2. A propósito. Sou do tempo em que os futebolistas passavam toda a sua carreira (ou quase toda) no mesmo clube, não passando pela cabeça de ninguém ver o Águas ou o Coluna de verde ou azul, tal como o Hilário à Benfica ou o Hernâni à Sporting. Não defendo a falta de liberdade que os jogadores então tinham mas também não posso estar de acordo com a actual regulamentação que trouxe tanta diferença entre os clubes mais poderosos e os outros e permite que as equipas quase não tenham jogadores nacionais. Além disso, não compreendo porque razão os prazos para as transferências se prolongam por tanto tempo (para lá, até, do início dos campeonatos!) e ainda por cima são extensíveis ao mês de Janeiro. Um convite a que os jogadores mudem de camisola... ao contrário do que deveria acontecer.

3. No passado sábado lembrei-me de ir ver as cotações das acções das SAD's dos três “grandes”, algo que há muito não verificava. E vi que as do Benfica estavam em dois euros e meio, precisamente, enquanto as do Sporting e do FC Porto quase desciam abaixo do euro: 1,01 euros as do FC Porto, 1,06 euros as do Sporting. Claro que não estou a pensar vender acções do Benfica nem comprar as dos outros clubes. Mas não deixei de ficar satisfeito com as diferenças verificadas...

Arons de Carvalho in O Benfica

Sem comentários: