quarta-feira, agosto 18, 2010

Onde está a força mental, Benfica?

Nos últimos tempos não tenho tido muito tempo para dedicar ao blog, o mesmo tem sido assegurado pela outra contribuidora, ana_slb. Mas há muito que andava para escrever, e hoje não passa, apesar de estar a banhos nas águas mediterrâneas.
Apesar de o tempo nesta altura ser aproveitado para fazer aquilo que não faço ao longo do ano, não deixo de estar atento à vida diária do meu Benfica, o clube campeão nacional, que tantas alegrias me deu no ano passado.
Acabei de ler uma crónica do Domingos Amaral publicada no Record, mas lida no blog, http://slbenficacronicaseimagens.blogspot.com, que vou transcrever:

"To: Ruben Amorim
Caro Ruben Amorim


Na sexta-feira, declaraste que o campeonato este ano ia ser “mais difícil”, pois os adversários do Benfica estavam “mais fortes”. A tua frase é na aparência uma espécie de verdade de La Palisse, repetida por muitos esta semana. Mas preocupou-me, pois revela até que ponto o balneário da Luz já está a interiorizar duas perigosas ideias: a de que o Benfica está pior, e a que os outros estão melhores. A tua revelação pública não revela pois realismo e lucidez, mas sim desconfiança sobre si próprio e algum deslumbramento prematuro com os adversários. É uma manifestação daquilo que considero que o Benfica perdeu esta época: a força mental, a crença, a convicção inabalável na vitória. Há um ano, o que se ouviam era frases descaradas de Jesus, a dizer que a “equipa ia jogar o dobro” e que “ia ser campeão”. Agora, é isto que temos.

Ainda por cima, como se viu nos jogos dos adversários, as coisas não mudaram quase nada. O Braga ganhou ao recém-chegado, mas aguerrido e descarado, Portimonense que ainda lhe pregou um susto na segunda parte. Não mostrou novidades, não está melhor nem pior que o ano passado.

No sábado, o FC Porto do bestial Villas-Boas viu-se e desejou-se para ganhar à Naval, e só um penálti pateta e desnecessário de um distraído defesa lhe possibilitou uma curta vitória. E quanto ao Sporting, como se viu na Mata Real, continua a sua via sacra. Se isto são adversários mais fortes, vou ali e já venho."

Finalmente encontro alguém lúcido a fazer uma abordagem clara da realidade. O Benfica continua a ter uma grande equipa com mecanismos próprios de jogo para cada zona do terreno e teve o infortúnio de ter 3 derrotas seguidas, sim, porque perder num amigável, também faz mossa. É certo que perdemos 3 titulares indiscutíveis, Quim, Di Maria e Ramires. Mas para o lugar de Quim, temos Roberto, um guarda-redes que ainda nos vai dar muitas alegrias, deixo-no adaptar-se à realidade do clube e depois falamos. É certo que podíamos ter mantido o Quim, de forma a que ele se adaptasse, que tínhamos o Eduardo, titular da selecção, por metade do preço, mas a escolha caiu no Roberto, por ser uma aposta de futuro e vai dar os seus frutos. Di Maria era o jogador que desequilibrava nas horas de aflição, mas também tinha jogos para esquecer. Se bem me lembro, o ano passado ganhamos todos os jogos em que o Di não jogou. Agora difícil, vai ser substituir Ramires, para mim, um dos melhores jogadores do Benfica do ano passado, com características que mais ninguém tem no nosso campeonato. Defende, ataca, é rápido, versátil, tem visão de jogo e joga a titular em muitos jogos na selecção do país que fabrica jogadores como o Brasil. Por alguma razão, vai vestir a camisola do campeão inglês. E este sim, é o único que não vamos conseguir substituir à altura.
Mas isso só se vai notar, se olharmos jogador a jogador, se voltarmos a olhar para o Benfica como olhávamos no ano passado, não vamos olhar para um jogador em particular, mas sim, para um rolo compressor, como dizia o Pedro Ribeiro, que cilindra tudo o que lhe aparece à frente.
O Benfica mantém um excelente treinador e tem dos melhores jogadores da nossa liga, agora porque perdemos 3 jogos já não vale nada? Há jornais a trabalhar e bem nesse sentido, apontando mil e uma contratações. O Benfica é forte, está forte e vai aparecer para cilindrar e dar-nos muitas alegrias. Falta apenas aquela mentalidade ganhadora que tínhamos no ano passado. Nada de choraminguices e vamos em frente.

Carrega Benfica, o Marquês do Pombal espera-nos, vamos voltar a colori-lo de encarnado!

2 comentários:

ana_slb disse...

Carrega Benfica!

Barreiro disse...

A fé será sempre a última coisa a morrer e uma mente sã e ganhadora não fará mal a ninguém. Desacreditar no início de qualquer etapa é mesmo sinal de fraqueza e dos fracos não reza a história. A mente de um verdadeiro benfiquista não se deixa abater facilmente, pois está sempre protegida por uma couraça sólida e resistente.
Desejo a continuação de excelentes férias e um feliz regresso.