sexta-feira, junho 11, 2010

O novo e o antigo Heshimu Evans

O Benfica acabou se sagrar-se bi-campeão Nacional de Basquetebol e um dos nossos obreiros foi Heshimu Evans. Aqui fica a entrevista retirada do Jornal A Bola online.

"Conquistou primeiro campeonato como cidadão português. Impressionante: venceu quarto título por clubes diferentes. Só podia: foi o MVP do jogo com o FC Porto que fechou a final.

Há coisas novas e outras imutáveis na vida de Heshimu Evans. Recente, a aquisição da cidadania portuguesa e o clube que abraçou desde Janeiro, o Benfica. Antiga, a repetição do reconhecimento de MVP e a conquista do título nacional colectivo. Em Portugal, o norte-americano vai na quarta Liga vencida por clubes diferentes: Portugal Telecom, FC Porto e Ovarense, para além dos encarnados.

Era algo desejado, mas não procurado. Ser português surgiu naturalmente, pelo casamento e pelos anos passados em Portugal. Agora que já possui cartão de cidadão é um homem diferente. «O que sempre quis tornou-se realidade. É um sentimento bom. Tenho o coração a palpitar por dois países», confessa Heshimu Evans a A BOLA, acrescentando: «Ser campeão e ao mesmo tempo passar a ser português é fantástico. O timing foi perfeito!»

E é verdadeiramente entusiasmado que fala da novidade na sua vida. Que coloca no horizonte a Selecção Nacional. «Seria óptimo. Vou esperar pela convocatória. Se o treinador entender que posso dar alguma coisa à equipa, retribuirei com aquilo que tenho de melhor», responde de olhos a brilhar.

Também não hesita em abordar o futuro a médio ou longo prazo: «Pela minha experiência, pelo meu historial, pretendo ser treinador de escalões pré-competição. Posso dar grande contributo à evolução do jovem atleta português, por exemplo.» Entretanto, o atleta de 35 anos revela o lema de vida: «Acordar e agradecer a Deus pelo que me tem dado. E esperar que no resto do dia mereça a Sua aprovação.»

Mas o início da temporada não foi fácil, pois apenas entrou a meio da época na equipa da Luz. «Simplesmente não tive clube até então. E o Benfica abriu-me as portas da Liga», explica o motivo da paragem desde que saiu do Petro de Luanda. O convite das águias foi tido como «uma boa oportunidade, não só pela história do emblema» que passou a defender, também por passar a fazer parte de um plantel à sua imagem: «Forte e ambicioso.»"
Por Pedro Barros in "A bola online"

Sem comentários: