terça-feira, novembro 09, 2010

Só hoje...

... consegui escrever depois do desastre de domingo!
O Benfica teve uma noite não. Perder com o Porto é sempre mau, 5-0 é uma pesadelo autêntico.

Eu tinha esperança num bom resultado, uma vitória ou até mesmo um empate. Perder é que não devia sequer acontecer. Mas quando vi a equipa inicial, sinceramente, fiquei completamente estupefacta. Nem queria acreditar no que via. O que tinha passado pela cabeça de Jorge Jesus. O objectivo dele era travar o ataque do Porto (principalmente Hulk). Mas isso é uma ideia completamente errada. Deveria ser o Benfica a tentar criar dificuldades à defesa do Porto. E as alterações que Jesus fez não podiam ter sido piores. Se Fábio Coentrão é dos melhores laterais esquerdos da actualidade, se tem velocidade, porquê deslocá-lo logo neste jogo onde poderia ser mais útil? E quem melhor que David Luiz para o ajudar. David Luiz na esquerda e Sidnei, sem ritmo de jogo, no seu lugar? E porquê Saviola no banco? Pode não estar na sua melhor forma, mas a sua qualidade e experiência são fundamentais nestes jogos.
Ao intervalo estar a perder por 3-0 já era muito mau. Mas Jesus tentou corrigir o erro ao trocar Sidnei por Gaitán. E a verdade é que o Benfica já estava a conseguir segurar o jogo. Mas depois, o capitão Luisão fez aquilo que não podia ter feito, não só como profissional mas também como capitão. Conseguiu descontrolar o resto de jogo da equipa e sofremos uma pesada goleada.

Para além de não darem resultado, as opções de Jesus levaram a uma das mais humilhantes derrotas da história do Benfica. A diferença pontual pedia um Benfica diferente, capaz de dar tudo para reduzir essa diferença. Não foi o que aconteceu. Era um jogo muito importante na luta pela revalidação do título. Foi uma vergonha para todos nós.

Infelizmente, o Benfica perdeu e afastou ainda mais o Bicampeonato. É certo que as contas só se farão no fim, mas há que pensar nas outras provas que temos e lutar por elas o melhor possível.

À parte do jogo em si, assistimos a mais um triste espectáculo em redor do jogo. Autocarro apedrejado no caminho para o Estádio, lançamento de bolas de golfe para o relvado, uma das quais atingiu Roberto, uma galinha... enfim! Um espectáculo já repetido, não sei como nos esquecemos dos tacos de golfe, dada a previsibilidade daqueles adeptos azuis. Como habitual os castigos devem ser para rir.

Agora a meio da semana temos a deslocação a Angola, onde o Benfica irá defrontar a selecção angolana. Ainda não consegui perceber qual a intenção de fazer isto entre duas jornadas do campeonato e com os habituais titulares.

Na próxima jornada o Benfica defronta a Naval em casa e, como consequência dos cartões do último jogo, está privado de utilizar Luisão, Carlos Martins e Maxi Pereira.

Depois da vitória de ontem do Vitória de Guimarães em Alvalade, subiram ao 2º lugar e ficaram em igualdade pontual com o Benfica.

Ainda somos os Campeões Nacionais e eu não ponho em causa o trabalho deste plantel e equipa técnica. As alterações no plantel para esta época podem não ter sido as melhores, mas esta equipa técnica já conseguiu grandes feitos. Veremos o que se vai passar nos dois terços que restam do campeonato, espero que erros como os desta jornada não se voltem a repetir.

Modalidades
Como tinha referido num post anterior, neste fim-de-semana jogavam-se 3 clássicos entre Benfica e Porto. Vencemos apenas o jogo de andebol em casa. Saímos derrotados no futebol e no Hóquei em Patins.

Sem comentários: